Campo Semântico e o SEO

O que é Campo semântico?

O campo semântico é um conhecimento relacionado ao estudo da língua e está por ele definido como o o conjunto dos variados sentidos que uma única palavra pode assumir.

O campo semântico trabalha com os sentidos que uma única palavra apresenta quando inserida em contextos diversos. Está é uma relação importante: entre palavras e seu contexto. É ele é que cria o conjunto dos diversos sentidos que uma única palavra pode apresentar, se aproximando da Semântica.

O campo semântico para projetos digitais

Todo projeto digital, como por exemplo um site, lida com um problema: a informação.

Antes de definir o design e outros elemento gráficos ou visuais, é preciso lidar com questões relacionados a informação e precede à informação a intenção do projeto: o que ele precisa dizer / vender / comunicar.

E para executar esta tarefa com eficiência e eficácia é preciso criar conteúdos que sejam precisos quanto ao sentido dado a informação. E para isso é preciso definir uma coisa: o domínio semântico no qual seu projeto se insere.

O Domínio Semântico no SEO: A definição do domínio semântico em um projeto de otimização de um site para mecanismos de buscas é fundamental na etapa de criação da taxonomia do seu site. Buscadores contemporâneos usam algoritmos que procuram entender o que sua empresa oferece ao seu público. Definir um domínio para o seu site o inclui no grupo de negócios que tratam daquele assunto, o que facilita o entendimento do seu conteúdo, e facilita a categorização e nomeação de páginas, categorias, produtos e serviços.

Dicionário de Seo: dominio

Qual sua importância para o SEO do campo semântico?

A definição de um campo semântico para o projeto de SEO é importante para algumas coisas, como por exemplo:

No trabalho com SEO, desde o fim dos anos 90, procuramos trabalhar com o sentido do que está sendo escrito. Mesmo em tempos de palavras-chave, era importante para que o visitante continuasse em nosso site, ter coerência

Curiosidade: A primeira vez que o termo SEO foi usado foi no livro Net Results em 1997.

SEO e o campo semântico

Primeiro vamos definir o que é Campo semântico

Ele pode ser definido como um conjunto de palavras unidas pelo sentido.

O campo semântico é, pois, toda a área de significação de uma palavra ou de um grupo de palavras.

Por exemplo, o campo semântico de mãe, pode incluir:

  • mãe-de-família,
  • mãe-de-santo,
  • mãe solteira,
  • terra-mãe,
  • mãe-de-água,…

Se quisermos descrever o campo semântico da palavra luva, por exemplo, incluiremos nele todas as possibilidades semânticas como: luvaria, luveiro, assentar como uma luva, atirar a luva, de luva branca, deitar a luva, macio como uma luva.

Um campo semântico para o seu site

Um campo semântico para o seu site

Os projetos mais complexos, com maior volume de conteúdo ou com temas mais abrangentes, precisam de um nível mais alto de definição e documentação. Executar pesquisas e criar conteúdos como taxonomias ou ontologias se torna um imperativo.

E é nesse projeto que defino o campo semântico e o domínio que que usarei para o projeto.

Dar conta das relações linguísticas entre os termos considerados é o primeiro passo para criar um projeto que permanece com qualidade no tempo. Essa parte do trabalho por ser compartilhada, em projetos maiores, entre os UX Writers ou UX Designers e com o time de conteúdo.

O importante é que ele seja feito com base em pesquisas e dados, que seja feita com técnica correta, que alia estudos semânticos, taxonômicos e técnicas de redação digital.

Artigos relacionados a Campo Semântico

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.