Estudo de Caso e o Poder do SEO Semântico

Tenho feito testes e estudos em Web Semântica desde 2015 quando li pela primeira vez o fundamental livro Google Semantic Search. Se você quiser ainda acha o fichamento que eu fiz no Medium.

Você pode ler meus textos no Medium, no Linkedin ou aqui no Blog.

Mas o que eu quero mostrar é o mais recente teste que fiz, dessa vez usando duas ferramentas que eu gosto muito, tenho bastante conhecimento.

Geralmente recomendo para todo mundo que está criando um projeto de conteúdo e elas são o WordPress e um plugin chamado Wordlift.

Sobre o Wordlift eu já escrevi quando falei que “As ferramentas certas para o SEO semântico são estratégias e táticas.” mas resumindo para você esse plugin analisa o seu conteúdo e identifica entidades (entities) e as organiza nas quatro categorias básicas: Quem, O quê, Quando e Onde. Depois ele automatiza a marcação do artigo que escreveu adicionando informação contextual, com links internos para um vocabulário semântico, que é atualizado a cada novo conteúdo.

A criação de novas entidades que vão enriquecer o vocabulário do seu site, fortalecendo a sua relevância no seu mercado é bem simples de ser feita.

E foi usando essa estratégia: conteúdo no WordPress com marcação semântica via Wordlift que cheguei ao resultado que agora mostro a vocês!

Mas antes…

Quero deixar aqui uma apresentação que fiz no dia 11 de setembro de 2021 no canal do Youtube do grupo IA Biblio BR, com o tema “Semântica na Prática”. A minha apresentação foi mostrando exatamente o uso prático da semântica no SEO usando o WordLift.

Semântica Aplicada no SEO – Transmitido ao vivo em 11 de set. de 2021

Caso de Estudo: Bezerra de Menezes.

Eu frequento uma casa espírita aqui na minha cidade, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Sou voluntário na área de comunicação e comecei a ajudar com o site, que é feito em WordPress. Já que tenho tanta experiência resolvi ajudar nessa área.

Foi quando eu conheci o pessoal do Wordlift que me veio a ideia: será que eu não consigo otimizar o site da casa usando o plugin?

Fiz a instalação do Plugin e comecei a criar as entidades que iriam compor o domínio semântico do site. Fiz um pequeno planejamento e resolvi cerca o nome “Bezerra de Menezes” para essa otimização semântica. 

Mapeei todos os conteúdos já criados que poderiam ter entidades relacionadas ao Bezerra de Menezes e a Casa Espírita Bezerra de Menezes.

Encontrando entidades, otimizando vocabulário

A maior parte do trabalho realmente é otimizar os vocabulários criados pelo plugin, o Wordlift.

O conteúdo criado para o site não é feito por mim, existem pessoas que escrevem nele. Eu só pego o conteúdo escrito e, usando o plugin, identifico pessoas, lugares, acontecimentos, livros que são de interesse das pessoas que procuram uma casa espírita e o plugin faz o resto do trabalho.

Através do Machine Learning e do PNL o sistema faz todo o processo facilitando a minha vida na otimização.

Depois disso eu entro em todos os verbetes que compõem o vocabulário do site e vou otimizando um por um.

Já percebi que quanto mais rico o verbete fica, melhor ranking ele alcance. E o exemplo que vou lhe dar é exatamente o do Bezerra de Menezes:

Resultado de busca no Bing por Bezerra de Menezes

Este resultado de uma busca feita no navegador Edge da Microsoft, usando o Bing, mostra o resultado para o termo “Bezerra de Menezes”.

Aqui o primeiro resultado é da Wikipedia, para a página que fala sobre o médico e espírita, Dr. Bezerra de Menezes.

E o Snippet lateral também, usando o conteúdo da Wikipedia. Já o segundo lugar (apontando para o site), o quarto (com o mapa para o local), o quinto (com os horários e o sexto (com o Facebook) são todos do site otimizado semanticamente.

Vamos agora a uma busca feita usando o Google.

SEO Semântico criando resultados ricos

Este resultado de uma busca feita no navegador Edge da Microsoft, usando o Google Brasil, mostra o resultado para o termo “Bezerra de Menezes”.

Perceba que o primeiro resultado, como se era de esperar também é da Wikipedia para a página que fala sobre o Dr. Bezerra. Já o segundo, terceiro e quarto resultados são da Sociedade Beneficente Espírita Bezerra de Menezes, apontando para o site que eu otimizei.

O Gráfico do Conhecimento do Google (Knowledge Graph) ao lado também mostra resultados da casa espírita. O Google está mais avançado no uso dos dados marcados semanticamente e por isso mostra mais dados. Fiz essa busca para isolar a influência da minha navegação e localização nos resultados.

Esse resultado indica as possibilidades do uso da semântica em todos os projetos de site, principalmente os que usam WordPress, por conta da facilidade do uso desses plugins, que ampliam o alcance do SEO.

O resultado que mostrei a vocês foi alcançado em pouco tempo numa palavra que não tem muita concorrência e a quantidade de sites otimizados para ela são poucos.

Mas sei que fica provado o ponto: A marcação semântica do seu conteúdo é um diferencial competitivo do seu site, com toda certeza.

Update de Junho de 2019

Esse é mais um caso de uso de marcação estruturado das entidades. Conseguimos bons resultados para a posição 0 na busca (como visto abaixo) como fonte de conteúdo um verbete (as leis divinas) do Vocabulário criado.

O objetivo é ter performance em mobile.

O Poder do SEO Semântico

Como deu para perceber, com o uso correto do conhecimento, planejamento e estratégia dá para alcançar um resultado bastante interessante. O investimento na assinatura do WordLift se paga com o acréscimo de novos visitantes impactados pelos resultados que encontraram na busca.

Claro que dá para fazer parte do trabalho que o WordLift faz com plugins gratuitos, mas a construção do vocabulário é manual e várias funcionalidades não existem.

Mas o que é fundamental para esse meu teste é a validação na prática do SEO semântico.

Esse trabalho ainda está no início e novos e melhores resultados ainda devem surgir conforme continuo a otimização.

Perguntas Frequentes

Artigos relacionados ao SEO Semântico

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.