Porque ser nerd me fez um analista SEO melhor.

Quem lê esse blog sabe que eu sou analista SEO. Entre algumas outras coisas…

Mas esse post vai ser diferente de todos os que já escrevi aqui no Blog Semântico. Já falei sobre um monte de assuntos, mas agora vou falar de mim mesmo.

Eu trabalho com SEO desde 2008. Naquela época era muito complicado otimizar um site, e seguir as recomendações de otimização nem sempre traziam os resultados esperados.

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

Os buscadores eram muito imaturos, funcionavam muito mais como uma lista de sites, sem o refinamento semântico que temos hoje, e estávamos literalmente construindo para o futuro. E o que me fez passar todos esses anos, aprendendo cada vez mais e conseguindo passar por tantos problemas:

Ser Nerd me fez um analista SEO melhor.

Mas antes, o que é ser Nerd?

Nerd analista SEO

Eu vou fazer diferente dos outros posts e definir o termo direto da minha cabeça, do que para mim é ser nerd.

Para mim um Nerd é uma pessoa que adora aprender tudo sobre algum assunto, e vai afundo naquilo. Tem nerd de quadrinhos, tem nerd de cinema, de ficção científica, de medicina.

Eu sou Nerd Analista SEO.

Para mim, ser um analista de Otimização é muito mais do que fazer sites aparecerem na primeira página.

Otimização de Sites é mais que você imagina

Otimizar é um pensamento estratégico, que alinhado com as estratégia do seu negócio, faz todos os ambientes digitais do seu negócio, trazerem consumidores para a sua empresa.

Por isso hoje em dia trabalho com várias coisas relacionadas ao SEO: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Análise de Dados.

Aprenda a como rankear no Google em 2019

Analista SEO e Nerd: o meu jeito de trabalhar

O que me fez sair do nível de olhar um site e escolher algumas técnicas padrão para hoje ser um pesquisador em semântica foi minha vontade por aprender TUDO o que está envolvido no trabalho com Web.

Eu já trabalhei criando sites (e até hoje faço), já fiz layout de sites, codei html e CSS na unha, conheço um pouco de PHP e javascript, juntei os meus estudos na faculdade de Letras com estudos de análise de sistemas para entender semântica.

Durante muito tempo achava que não tinha foco, que ficava trocando de interesse porque não tinha me achado, mas só hoje vejo que o caminho que trilhei me trouxe para esse momento que me sinto seguro para analisar o cenário do SEO, entender para onde estamos indo e caminhar para lá, estudando essa novidades.

Otimização Semântica: um estudo de caso

Isso aconteceu quando começamos a entender que o uso de palavras-chave já não era suficiente. Aconteceu quando a semântica tomou uma importância gigante no nosso trabalho, muito por conta das novidades trazidas pelo Google, e mais recentemente, quando as buscas por voz apontavam uma mudança radical na maneira como consumimos informação.

Estudante sempre, sem medo de mudar a todo tempo

Busca por voz, análise semântica, marcação estruturada de código, uso de dados para criação de sites. Para entender só esses 3 temas temos que estudar Semântica, Ontologias, Taxonomia, Machine Learning, Inteligência Artificial, linguagem de programação, linguagens de marcação baseada na web, Inteligência de Negócios, Análise de dados e por ai vai.

Não estou dizendo que ninguém precisa ser especialista em tudo isso. Na real, mal dá para dar conta de tudo isso, quanto mais ser especialista. Mas que precisamos conhecer as coisas, saber como funcionam e qual a influência delas no seu trabalho.

E ser Nerd me ajuda a gostar de ficar lendo e ouvindo sobre isso o tempo todo. Não é um esforço, é um prazer conhecer coisas que nunca ouvi falar.

O Nerd analista SEO do fututo

Eu entendo, com minha cabeça de tantos anos de profissão, tendo estudado tanta coisa, testado e aprendido tanto, que o futuro é cada vez mais impressível e emocionante para quem otimiza sites.

O que são dados estruturados?

Fazer SEO é muito mais interessante hoje do que era a 5 anos atrás. Existem muitos desafios atualmente, alguns aparentemente sem solução (como o caso da posição 0 que não traz tráfego para os sites), mas tenho certeza que toda a comunidade de SEO vai achar uma maneira de resolver isso, como sempre foi feito.

Então, na minha visão, o analista SEO do futuro é aquele cara que ama continuar aprendendo, cada vez mais, as especialidades de áreas diferentes da sua. Enfim, um analista SEO Nerd.

Artigos relacionados Analista SEO

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.