Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

É hora de falar sobre algo que assusta muitos profissionais de SEO e donos de sites: os aspectos técnicos para a otimização de sites. A interatividade do usuário com o seu website, o atraso na primeira entrada ou First Input Delay (FID) é uma métrica técnica muito importante, sendo usada para medir a capacidade de resposta da carga na página, pois quantifica a experiência que os usuários têm ao tentar interagir com páginas que não respondem.

Porque o SEO técnico é importante no SEO?

Quando falamos em SEO, a grande maioria das pessoas que tem algum conhecimento sobre marketing digital sabe que estamos falando sobre coisas como pesquisa de palavras chave, otimização de meta description e outras técnicas.

Algumas pessoas entende que o SEO é um trabalho que agrupa em um só projeto elementos de desenvolvimento de projetos digitais, design, redação e criação de conteúdo, mas além disso existem aspectos on page das técnicas de seo que ficam para depois ou nunca são abordados.

Por isso é falar sobre:

As novas diretrizes técnicas da Otimização de websites

A busca orgânica como conhecemos hoje em dia é muito mais do que estar presente primeira página dos mecanismos de busca.

Se manter nos primeiros resultados (e não só no primeiro lugar), com um trabalho a longo prazo, vencendo outros sites não só nas posições mas em aspectos pós-clique (permanência primeiras posições, profundidade de navegação e principalmente, rentabilidade) são aspectos cada vez mais importantes para o SEO integrado a marketing de qualquer negócio.

Saiba mais: O novo algoritmo de pesquisa do Google: BERT

Então, o SEO é cada vez mais técnico?

Não, mas se um site é um aparato tecnológico, se cada página é desenvolvida usando técnicas específicas é preciso que todos os envolvidos no processo tenham o mínimo de conhecimento técnico para saber lidar com os desafios que os buscadores nos apresentam.

Talvez seja por cota disso que o Google lançou na semana passada, no seu site Web.dev um relatório (em inglês) chamado Web Vitals, Este documento mostra aspectos técnicos definidos pelo Google com métricas essenciais para um site íntegro, com foco principalmente em dispositivos móveis.

O Web Vitals é uma iniciativa do Google para fornecer orientação unificada para sinais de qualidade, essenciais para proporcionar uma ótima experiência do usuário na web.

O Google fornece uma boa quantidade de ferramentas gratuitas para ajudar aos donos de empresas, comerciante ou desenvolvedores, a medir, acompanhar e tomar atitudes baseadas no desempenho de seus negócios online.

Particularmente alguns desenvolvedores são especializados no uso dessas ferramentas, mas a maiorias dos profissionais enfrentam todo tipo de problemas para usá-las, acompanhando suas métricas, tirando conclusões dos seus relatórios.

Saiba mais: O poder do Grafo do Conhecimento

Simplificando a otimização de sites?

Segundo o Google, a iniciativa Web Vitals foi criada para “simplificar o cenário e ajudar os websites a se concentrarem nas métricas mais importantes, os Core Web Vitals“, o que é uma atitude louvável e que eu torço para que dê certo.

No meu trabalho como especialista em SEO encontro muitos projetos que enfrentam problemas somente porque quem os desenvolveu não tinha o conhecimento das melhores práticas técnicas do SEO.

Algumas vezes, o site nem precisaria da minha intervenção se fosse desenvolvido com esse olhar, desde o princípio. Por isso eu sempre digo aos meus clientes: no próximo site, me chama antes de chamar qualquer um.

Princípios Vitais da Web

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

Os Princípios Vitais da Web ou Core Web Vitals são um subconjunto do Web Vitals que se aplicam a todas as páginas da Web e devem ser levados em consideração e medidos por todos os donos de sites.

Devido a sua importância, todas as ferramentas do Google irão usar esses princípios vitais, o que vai facilitar muito a compreensão por parte de todos dos aspectos dos relatórios e informações extraídas dessas ferramentas.

Cada um dos Core Web Vitalsrepresenta uma faceta distinta da experiência do usuário“, está centrada na experiência do usuário e reflete um aspecto da vida real deste indivíduo.

A evolução técnica do SEO

As métricas que compõem os Princípios Vitais da Web evoluirão conforme os técnicos do Google trabalham nela e prometem contribuir muito para a otimização de sites alcançar um novo nível.

Segundo o post, o conjunto atual de definições (em 2020) enfoca três aspectos da experiência do usuário:

  • O carregamento;
  • A interatividade;
  • A estabilidade visual.

Saiba mais: Otimização Semântica: um estudo de caso

O carregamento do seu site

Otimização de Sites e o carregamento do seu site

O Largest Contentful Paint (LCP), (podemos entender como uma grande parte do conteúdo que foi printado na tela. Ela é uma métrica importante porque é uma forma de medir a velocidade de carregamento que é percebida pelo usuário quando acessa o seu site. A LCP marca um ponto na linha do tempo do carregamento da página quando o conteúdo principal da página provavelmente foi carregado.

Um bom Largest Contentful Paint ajuda a garantir ao seu usuário que a página que ele está tentando acessar leve e vai carregar logo, sendo útil logo.

Segundo o Princípios Vitais da Web, o LCP deve ocorrer dentro de 2,5 segundos após o início do carregamento da página, para oferecer uma boa experiência a seu usuário.


Portanto, velocidade importa, cada vez mais. Então, otimize seu site para o LCP!


A interatividade do usuário com o seu website

A importância do First Input Delay na otmização de sites

O atraso na primeira entrada ou First Input Delay (FID) é uma métrica técnica muito importante, sendo usada para medir a capacidade de resposta da carga na página, pois quantifica a experiência que os usuários tem ao tentar interagir com páginas que não respondem.

Um FID baixo garante que o seu visitante consegue usar a página de forma praticamente instantânea. Os requisitos atuais do FID determinam que ele seja igual ou menor a 100 milissegundos.


Não perca tempo, otimize o First Input Delay das suas páginas.


A estabilidade visual do seu site

A importância da Mudança de Layout Cumulativa para a otimização de sites em 2020.

O Cumulative Layout Shift (CLS) (Mudança de Layout Cumulativa) é outra métrica centrada no usuário.

A CLS mede a estabilidade visual, pois ajuda a quantificar com que frequência os usuários experimentam mudanças inesperadas no layout – um CLS baixo ajuda a garantir que a página seja agradável, estável visualmente, principalmente para as pessoas sensíveis a cores e movimentos bruscos na tela.

Esta métrica mede a estabilidade visual e os requisitos técnicos do Core Web Vitals, são que o CLS da sua página seja menor que 0.1.


Não acumule problemas no seu projeto, melhore agora o Cumulative Layout Shift dos seus projetos.


Saiba mais: Ontologia para Análise de Negócios

As ferramentas para medir e relatar os Princípios Vitais da Web

Chrome User Experience Report

O Relatório de experiência do usuário do Chrome coleta dados reais e anônimos de dados dos usuários para cada Princípios Vitais da Web.

Esses dados permitem que os proprietários dos sites avaliem rapidamente seu desempenho, sem exigir que eles gerem manualmente as análises em suas páginas.

O uso de ferramentas como o PageSpeed Insights e o Relatório de Velocidade do Search Console complementam o arsenal de informações disponíveis para que você obtenha os dados necessários para tomar ação logo.

Saiba mais: Como rankear no Google?

As novas diretrizes técnicas para a otimizar sites

O SEO muda a cada momento. Depois que eu escrevi esse último parágrafo e cliquei em postar nesse pequeno texto, tenho certeza que algo mudou no algorítimo do Google ou do Bing.

Nós, como profissionais que otimizam sites, precisamos estar constantemente atualizados e ligados em tudo o que cerca a nossa indústria. Ter conhecimento técnicos é somente um dos aspectos desta desafiante e maravilhosa profissão.

Perguntas mais Frequentes

Artigos relacionados a Otimização de sites

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.