Otimização Semântica: um estudo de caso

Neste post vou lhe mostrar alguns resultados alcançados em sites reais com um novo modo de fazer SEO, a Otimização Semântica.

Só gostaria de esclarecer que vou manter este post sempre atualizado conforme novos resultados apareçam nos projetos que eu executo. Aqui vou reunir resultados mais atuais como outros mais antigos, que também demostram o resultado prático da otimização semântica.

A otimização semântica é o futuro do SEO

A busca semântica visa gerar resultados mais relevantes ao compreender as intenções do pesquisador e o significado contextual dos termos quando eles aparecem no espaço de dados pesquisáveis ​​na Web ou em sistemas fechados, melhorando assim a precisão da pesquisa.

O conteúdo bem avaliado na pesquisa semântica é bem escrito em uma voz natural, com foco na intenção do usuário e considerando tópicos relacionados que os usuários podem procurar no futuro

A otimização semântica é uma nova forma de otimizar projetos online, que leva em conta uma relação que leva em conta o sentido de cada termo de seu site (não só palavras, mas entidades como pessoas, eventos, acontecimentos) e a relação entre cada um dessas entidades.

O objetivo da busca semântica é entregar a pessoa que busca resultados mais precisos, entendendo a intenção, indo além de palavras-chave, entregando resultados como esse abaixo.

Grapho do Conhecimento de Haroldo Dutra Dias

Se você fizer uma busca por Haroldo Dutra Dias vai achar esse resultado ao lado.

Nele vai encontrar a primeira sessão com fotos sobre o palestrante espírita, com um link para ver mais imagens.

Depois um trecho extraído da Wikipedia do Haroldo e informações sobre local e data de nascimento, além de outros dados.

Depois disso vemos indicações de pesquisas relacionadas ao tema procurado. Essa busca usa o que citei acima: a conexão entre entidades dentro do mesmo domínio semântico, nesse caso o Espiritismo.

As pessoas (entidades semânticas): Haroldo Dutra Dias, Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Allan Kardec, Chico Xavier e Bezerra de Menezes são relacionadas por suas atividade dentro desta área.

Cases de Sucesso com otimização semântica

O primeiro case de sucesso que quero mostrar é o alcançado nos blogs da PLING.

A Pling é uma empresa que vende logotipos, sites e sistemas para vários tipos de profissionais liberais.

Otimização Semântica para Blogs

Quando eu era responsável pelo marketing da empresa, criei uma estratégia de criação de conteúdo baseada numa pesquisa de domínio semântico que definiu temas, entidades a serem tratadas por cada site e blog. Com isso os resultados começaram a aparecer.

Gráfico com resultados de uma otimização bem feita
Dados do Blog da Psicologia – Google Search Console

O gráfico acima mostra os dados de 6 meses de um dos blogs, o Blog da Psicologia. Apesar de não trabalhar mais nessa empresa e do conteúdo não ser atualizado a mais de um ano os resultados de impressões e cliques não param de subir, como os números mostram.

Essa é uma vantagem do trabalho do SEO Semântico em relação ao trabalho comum do SEO: a permanência no tempo!

Todos os projetos que já desenvolvi essa técnica por mais de um ano demonstram a melhora constante nos resultados alcançados. É claro que eu não quero dizer que se você me contratar por um ano e parar de fazer o trabalho que precisa ser feito vai ter os mesmo resultados que teria caso o projeto não seja interrompido.

Um projeto de otimização semântica é quase aprova de tempo, mas se for mantido constantemente vai trazer cada vez mais resultados.

Resultados da Otimização Semântica em cliques e impressões
Dados do Blog da Arquitetura – Google Search Console

Outro resultado que vai no mesmo caminho do anterior é o do Blog da Arquitetura, projeto criado no mesmo caminho que expliquei acima, também para a Pling. Mesmo depois de um ano sem novos conteúdos ele continua trazendo resultados crescentes.

É claro que se o Blog tivesse sido atualizado no ritmo anterior os resultados seriam muito melhores. Mas a decisão sobre isso não era minha, e sim da diretoria da empresa.

Otimização Semântica para e-commerce

Todos os tipos de site podem obter benefícios das buscas semânticas. O trabalho feito para o site Mais Bonita por Menos seguiu um caminho parecido com o feito com a Pling, mas usando uma estratégia adequada para um site que vende produtos de terceiros com foco no mercado da beleza.

Mais resultados da Otimização Semântica em cliques e impressões
Dados do Mais Bonita por Menos – Google Search Console

Neste projeto trabalhei em conjunto com um programador mudando a programação do site para que o código gerado fosse cada vez mais semântico. O objetivo era fazer os buscadores entenderem a relação entre as imagens dos produtos, os preços, a descrição e demais informações, mostrando resultados cada vez mais ricos na busca, principalmente no mobile.

O mercado de beleza é muito concorrido e apesar do projeto ter sido interrompido a alguns anos atrás, os resultados de alcançados principalmente com cliques continuam trazendo resultados bons. Por motivos de confiabilidade não posso mostrar mais dados mas o gráfico acima já demonstra o resultado alcançado e projeta o que poderia ser alcançado com a continuidade de um projeto de otimização semântica.

Otimização semântica para um site de vídeos

O site Espiritismo TV é uma plataforma de vídeos espíritas. Esse site é um dos mais importantes do Brasil nesse ramo e conta com palestrantes de peso dentro do seu rol de parcerias. Entre eles, o Haroldo Dutra Dias que citei no início do post.

Mais resultados da Otimização Semântica em cliques e impressões

O gráfico acima mostra dados dos últimos 16 meses e fica claro o impacto da otimização semântica.

Nesse projeto fomos além no trabalho de otimização e criamos uma taxonomia usando um aplicativo chamado WordLift. Com ele podemos automatizar o processo de criação de um vocabulário de termos relacionados ao domínio semântico do site, enriquecendo conteúdos em texto e criando conexões internas e externas entre as entidades tratadas no conteúdo do site.

Além disso, criando vocabulários como o do Allan Kardec, conseguimos esse tipo de links internos:

vocabulários como o do Allan Kardec

O resultado alcançado é que os buscadores usam a semântica de sites como a dbpedia, como refência para entender o conteúdo do site. Quando você ajuda a um buscador como o Google a entender o seu conteúdo, resultados como os do gráfico abaixo começam a aparecer.

Quando você ajuda a um buscador como o Google a entender o seu conteúdo, resultados começam a aparecer.

Os números acima são de acessos via buscas. A diferença é clara: a direita, no início do gráfico, temos um volume de acessos bem baixo, mas logo os buscadores começaram a entender o conteúdo do site. A bola azul representa o momento em que iniciamos a otimização semântica (antes o processo de otimização era o padrão).

Os números começaram a subir aos poucos, tiveram um queda durante uma mudança de domínio que fizemos, mas que depois disso retomaram o volume anterior e agora sobem cada vez mais.

Dados estruturados e o SEO

Comparativo Anual de resultados do SEO Semântico

O SEO é um trabalho que dá resultados a longo tempo mas se feito da maneira correta, geralmente mostra a sua força. Esse vídeo foi gerado como apresentação de apresentação desses resultados para o Espiritismo.TV. Usei técnicas do SEO Semântico neste projeto.

Otimização semântica e seus resultados avançados

Otimização semântica e seus resultados avançados

No gráfico acima o resultado mais impactante que tivemos: colocar um conteúdo publicado dois dias antes no Google Discover.

O vídeo “Toma Lá da Cá” entrou na recomendação que o Google faz de conteúdos em seu aplicativo de busca presente em todos os aparelhos Androis (e iOS perante instalação) e esse fato nos trouxe em dois dias mais de 81 mil acessos!

O que é Web Semântica?


Fique ligado nesse post se quiser ter mais referências de case de sucesso usando a Otimização Semântica. Este post será constantemente atualizado com novos dados e projetos.

Perguntas Frequentes

Artigos relacionados a otimização Semântica

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.