SEO Semântico e a nova Web dos sentidos – Uma introdução

Este artigo foi recuperado e atualizado de uma série de posts que fiz ano passado sobre o uso da Semântica, no SEO. Nele tento explicar, de forma simples, como a semântica aplicada a Web vai transformar os negócios de todos os tamanhos.

SEO Semântico e a nova Web dos sentidos

A Web e a Semântica são dois parceiros perfeitos para transformar a Internet como a conhecemos, mas existe um desafio a ser enfrentado.

Um problema semântico

A Web, em nossos dias, tem um problema sério. Ela está partida e precisa ser urgentemente recuperada.

De um lado nós humanos, utilizando todas as vantagens da Rede: lendo, ouvindo, criando, compartilhando.

Do outro lado as máquinas, trocando informações, trafegando dados, tentando entender o que criamos, compartilhamos, da melhor forma possível.

Dois idiomas.

Esses dois agentes da Web Moderna não falam a mesma língua.

É como se, do lado humano, só falássemos Português e as máquinas o Cantonês.

E para alcançarmos o poder máximo da Web é preciso falar a mesma língua.

É para resolver isso que foi pensada a Web Semântica.

Mas o que vem a ser isso?

Significados e Significantes

Antes de qualquer coisa precisamos voltar ao básico e definir os termos que estamos e vamos falar durante todo este artigo.

Semântica¹ (do grego σημαντικόςsēmantiká, plural neutro de sēmantikós, derivado de sema, sinal), é o estudo do significado e incide sobre a relação entre significantes, tais como palavrasfrasessinais e símbolos, e o que eles representam, a sua denotação.

Esses termos e significados não são estranhos a quem é ligado às áreas que estudam línguas. A semântica linguística estuda o significado usado por seres humanos para se expressar através da linguagem.

E adaptando e usando termos e conceitos deste ramo do conhecimento humano temos a semântica aplicada as linguagens de programação, da lógica formal, e da semiótica.

A semântica contrapõe-se com frequência à sintaxe, caso em que a primeira se ocupa do que algo significa, enquanto a segunda se debruça sobre as estruturas ou padrões formais do modo como esse algo é expresso (por exemplo, as relações entre predicados e seus argumentos). Mal comparando, é como na web temos as ontologias, vocabulários e domínios (relacionados à semântica) e o código, os schemas e os modelos de dados, que estruturam “sintaticamente” as informações.

A Relação entre Semântica e a Web

A Web Semântica nada mais é do que uma web com toda sua informação organizada de forma que, não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente as máquinas podem “traduzir” toda os dados (textos, imagens, arquivos e as relações entre eles) para uma linguagem que elas entendam.

No dia que o mesmo conteúdo online poder ser lido tanto por seres humanos quanto por computadores, estaremos bem próximos da visão da web semântica sonhada por Tim Berners-Lee.

Neste dia poderemos usar o poder das máquinas em tarefas que hoje fazemos manualmente, coletando e processando informação de uma maneira nunca vista antes. Mas como surgiu essa “nova web”?

Na segunda parte deste artigo vamos falar sobre a história da Web Semântica, os seus personagens e como a sonho dessas pessoas vão construir a web do futuro.

SEO Semântico é o futuro

O SEO se tornou semântico quando começamos a trabalhar com essas técnicas, tecnologias e linguagens que permitem que criemos sentido em nossos conteúdos. Inovações como o BERT do Google, o uso de Knowledge Graphs em resultados de buscas nos apontam que não basta mais fazer o trabalho como fazíamos antes.

Relacionar as palavras que usamos, as conectando através de seu sentido normalizado é uma premissa tanto para quem cria conteúdos para Web como para nós, que otimizamos esses conteúdos. E o SEO já é Semântico hoje em dia!

¹ Semântica – Wikipédia, a enciclopédia livre.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Sem%C3%A2ntica. Accessed 4 May. 2017.

Artigo relacionados a SEO Semântico

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Venha conversar comigo sobre SEO e Web Semântica!

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.