A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Vamos conversar?

Desde 2018 quando entrei em contato com o SEO pela primeira vez uma coisa me incomoda:

Ter mais contato com profissionais de fora do Brasil do que daqui.

Durante um tempo eu ia em eventos (no Rio e alguns em Porto Alegre) e conheci algumas pessoas, troquei ideias, mas isso ao longo do tempo, foi se perdendo.

Agora com a Pandemia, o isolamento, veio a necessidade de criar algo que me conecte novamente as pessoas que tem paixão pelo SEO, sejam eles especialistas na área, donos de sites, profissionais de marketing, não importa!

O que realmente importa é continuar a conversar com as pessoas, apresentar o que eu aprendi e aprender com a experiência de todos.

E o que eu resolvi fazer? Criei o:

A Web Semântica e o SEO – Ao Vivo

Isso partiu da necessidade, aliado a algo que já precisava fazer: criar um conteúdo que explicasse o tipo de SEO que eu faço, o que chamamos de SEO Semântico, criado para uma Web Semântica.

Pois então, estou aqui lhe fazendo um convite:

Eu criei a primeira versão deste material que vai gerar uma série de conversas, via Youtube, sobre SEO Semântico e Web Semântica.

A ideia inicial é ajudar ao empresário a qualificar o site e contar com a ajuda do SEO para fazer mais negócios. E conforme a interação for acontecendo, vou mudando, adaptando e compartilhando novamente.

A transmissão foi na sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 16h.

Vai ser algo sem compromisso mesmo, uma conversa, através desta live no Youtube, vou apresentar o conteúdo para treinar e assistir depois para ver o que preciso melhorar e caso alguém se interesse em participar, vou estar lá para bater um papo sobre SEO, olhar o seu site e te ajudar a ter ideias de como otimizá-lo, e etc.

Para quem prefere, coloquei a apresentação no SlideShare:

Esses primeiros testes serão isso e depois vou caminhando.

Portanto, se quiser participar, deixa um comentário aqui que eu aviso caso mude algo, certo?

Artigos relacionados a Web Semântica

SEO Semântico: A pesquisa Semântica

Gerencie o SEO com a pesquisa semântica em mente. Desde que o Google lançou o RankBrain em 26 de Outubro de 2015, a forma como otimizamos o conteúdo dos...

Checklist de SEO para wordpress em 2021

Numa manhã um amigo me pergunta no WhatsApp: “Tu tem algum checklist de SEO para wordpress pra me indicar?”. Eu resolvi escrever o meu.

Google Core Updates

O Google acabou de confirmar que lançou um update amplo hoje: Uma nova atualização ampla do núcleo começará a ser lançada na quarta-feira – esta chamada de Atualização do núcleo de junho de 2021, anunciou o contato de pesquisa do Google Danny Sullivan, acrescentando que também devemos esperar uma atualização principal de julho de 2021 no mês que vem. Aqui a minha formação (em andamento) de Bibliotecário fala mais forte: para um conteúdo ser publicado é preciso cumprir certos critérios como experiência, autoridade no assunto, confiabilidade de fontes e informações, originalidade.

Como trabalhar com o SEO?

Antes de responder como trabalhar com o SEO, quero que separe um tempo para assistir esse filme. Você não precisa fazer nenhuma faculdade para começar a trabalhar com SEO mas precisa desenvolver algumas habilidades importantes, como redação para Web, conhecimento técnico de desenvolvimento de sites (mas não precisa necessariamente ser um desenvolvedor), conhecer a fundo o funcionamento dos buscadores e algoritmos, análise de dados entre outras habilidades.

A Solução para as Fake News

Esse post foi originalmente escrito no meu linkedin e está sendo repostado aqui no blog. Se fizermos um esforço conjunto de todos que criam para a Web (redatores, programadores, pesquisadores e etc) podemos finalmente construir o sonho do Tim quando escreveu o Linked Data: A Web Semântica não é apenas sobre colocar dados na web.

O que é SEO em marketing digital?

Essa é uma das perguntas que me fazem um dia desses: O que é SEO em marketing digital? Isso acontece através do envio de uma série de mensagens (que podem ser feitas por e-mail, mensagens por celular ou aplicativos e redes sociais), no intuito de informar seu lead.

As 5 Leis do SEO

As 5 leis da Biblioteconomia, criadas por Ranganathan, definem as regras por qual todo ambiente informacional deve se relacionar com seus visitantes e suas necessidades de informação. Elas foram adaptadas ao SEO.

Exploração da semântica intrínseca dos dados

Pierre Lévy, em seu A Esfera Semântica, propõem um trabalho que combina ciências humanas com informática e ciências cognitivas, começando o trabalho teórico e conceitual da construção colaborativa de um “Hipercórtex global coordenada por uma metalinguagem computacional”. O potencial intrínseco no textos, criado pelo uso da linguagem natural, conectado com o potencial de tecnologias como a Inteligência Artificial, Tesauros, ontologias e marcação de dados, promete revolucionar o jeito que fazemos indexação, organização e recuperação da informação.

O que é e como funciona o SEO?

Este post inaugura uma série de posts que venho comecei a planejar tem pouco tempo e resolvi colocar logo em prática. Você está em um site de um consultor SEO, que defende e adora trabalhar com otimização, mas a resposta para essa pergunta é só uma: Experiência do Usuário.

Otimização de Sites: as 3 novas diretrizes técnicas

É hora de falar sobre algo que assusta muitos profissionais de SEO e donos de sites: os aspectos técnicos para a otimização de sites. A interatividade do usuário com o seu site O atraso na primeira entrada ou First Input Delay (FID) é uma métrica técnica muito importante, sendo usada para medir a capacidade de resposta da carga na página, pois quantifica a experiência que os usuários tem ao tentar interagir com páginas que não respondem.